Complexo Empresarial São Mateus

Centro Fashion
1 de fevereiro de 2018
Penitenciária de Pacatuba
4 de dezembro de 2017

Empreendimento médico e empresarial de Fortaleza, no Ceará, utiliza 100 câmeras da Axis Communications com alarmes inteligentes e áudio bidirecional.

Missão
Lançado como um dos mais inovadores empreendimentos de Fortaleza, o complexo Empresarial São Mateus tem uma área de 60 mil metros quadrados, compreendendo o Hospital São Mateus, duas torres de clínicas e consultórios, escritórios empresariais, centro de eventos, auditórios, salas de reunião, sete pavimentos de estacionamento e heliponto. Ao inaugurar a primeira torre, o cliente viu a necessidade de adotar uma solução compatível com a modernidade e dimensão do complexo.

Solução
Por se tratar de uma nova estrutura, o Complexo São Mateus encomendou um ambiente completo de TI à integradora Imagem Segurança, parceira da Axis Communications, incluindo desde a tubulação até a implementação de cabos, servidores, nobreaks, switches, hackers e software, adicionando treinamento e manutenção ao contrato anual.
Sobre essa infraestrutura, operam 100 Câmeras de Rede AXIS M1031 em cada uma das torres de consultórios. A solução é gerida pelo software da ISS, parceira da Axis.

Resultado
Por conta dos alarmes que soam mediante a detecção de situações fora da regularidade, não é necessário que a equipe de segurança esteja acompanhando todas as imagens, o tempo todo. As câmeras, instaladas nos principais pontos de trânsito de pessoas, como hall, corredores e elevadores, garantem uma segurança aprimorada para o complexo.

Desistência do analógico
Inicialmente, o Complexo São Mateus desejava imple- mentar uma solução de videomonitoramento analógica. Entretanto, ao ser introduzido aos benefícios do ambiente IP por meio do integrador Imagem Segurança, o Complexo São Mateus optou pela segunda alternativa. O investimento justificou-se pela aderência às necessidades do moderno empreendimento e às funcionalidades da solução.

O monitoramento das imagens é feito na sala de adminis- tração do complexo e nas estações de trabalho nas recepções dos edifícios. O sistema gera alarmes quando há o trânsito de pessoas fora do horário permitido, após as 23 horas, para que a segurança do complexo tome a ação de abordar o visitante e verificar a situação.

Uma das duas torres, chamada Torre Saúde, possui mais de 180 salas e está interligada ao Hospital São Mateus e aos centros de diagnósticos – endoscopia, cardiologia, análise patológica, hemodinâmica, quimioterapia, análi- ses clínicas e diagnóstico por imagem. O edifício conta ainda com centro de eventos e negócios com auditórios, salas de reunião e área externa. Já a segunda torre, chamada Office, dispõe da mesma infraestrutura de salas e espaços de negócios, além de ampla área de recepção, sendo sede administrativa de diversas empresas e profissionais atraídos pelos grandes centros do País.

No Complexo São Mateus, a integração do software da ISS com as câmeras Axis permite o uso de funcionalidades diferenciadas, como o áudio de saudação de bom dia, boa tarde ou boa noite (de acordo com o período do dia) toda vez que detecta a presença de visitantes no hall dos edifícios.

 

O sistema de vigilância em rede nos permitiu maior controle, segurança e conforto. As câmeras Axis são um apoio fundamental à equipe de segurança e seus recursos inovadores permitiram implementar um projeto de longo prazo.

– José Avelino Portela Filho, subsíndico do Complexo São Mateus.